sábado, 29 de junho de 2019

Dependência emocional




                                         



Até que ponto a necessidade de uma pessoa é preciso?

Não sair sem alguém, não conseguir ver sua vida sem a companhia de certa pessoa, entre outras atividades cotidianas que você precise de uma pessoa com você, já se torna uma dependência. Chegar ao ponto de surtar só de pensar em não ter aquela pessoa próxima a você. Esses pontos são bem comuns na maioria dos seres humanos, passamos a viver nossa vida dependendo da presença de outro. Aquela famosa frase: “Você nasceu grudado com ele?”, “como era sua vida sem essa pessoa?” Eu tenho certeza de que você vivia normalmente, realmente nós precisamos de companhia de relacionamentos, mas tudo de forma sadia, tudo que é em exagero se torna doentio, dependência emocional pode estar relacionado a você não acreditar que és capaz, capaz de caminhar sozinha (o). Você é capaz! Todos nós somos capazes, capazes de ser felizes com nós mesmos. Você precisa acreditar em você, se conhecer. Quando você parar e tiver um tempo somente para você, saberá exatamente do que precisa.

Ninguém é dono de ninguém, controlar a vida de outra pessoa para voltar à atenção para você não é certo. O que você precisa não é daquele ser, você precisa de você. Viver grudado com alguém sem deixar você mesmo respirar é dependência emocional, já parou para refletir sobre seus atos hoje?




Temos um medo de perder alguém, assim vivendo um relacionamento dependente. Isso vem desde nossa infância na qual tínhamos a visão de nossos responsáveis, quando caiamos e ralávamos nossos joelhos, por exemplo, tínhamos alguém para nos ajudar, a dependência de uma pessoa caminha conosco desde sempre. Em algum momento da nossa vida precisaremos de alguém. Mas existem as dependências necessárias e as desnecessárias, dependência para algo como enfermidade, necessidades especiais e outros, são as dependências que devemos ter com realismo. Comportamentos de submissão, ausência de decisões nos relacionamentos, sentimentos de insatisfação com o próximo, vazio emocional e medo da solidão, são exemplos de dependência emocional.  

Para você que não consegue ver sua própria independência, faça uma autoanalise de suas atitudes, caso não consiga se conhecer o suficiente, procure ajuda. Dependência emocional não é frescura, e existem formas de prevenção e tratamento, até mesmo em livros de autoajuda J

Dica de Livros:




Nenhum comentário: